SEO Marketing: Como Utilizar o SEO nas Suas Estratégias de Vendas Online

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Você sabe qual o Poder do SEO Marketing  Para Suas Estratégias de Vendas Online?

Você já pensou na possibilidade de Deixar de Ser uma Empresa que Corre Atrás dos Clientes para Ser uma Empresa que É Encontrada Pelos Clientes?

Já pensou na possibilidade de Parar de Dar Voltas e Voltas, tentando de tudo para Aumentar Suas Vendas e Acabar Sempre no Mesmo Lugar?

Você já pensou na possibilidade de Utilizar o SEO Marketing para Alavancar o Faturamento do seu Negócio e Resolver Definitivamente as Situações Acima?

Bom, se ainda não pensou, está na hora de começar a cogitar a possibilidade…

seo-correr-atras-rabo(Imagem meramente ilustrativa rs)

 

Quando falamos em SEO, é muito comum que empresários e profissionais liberais já torçam o nariz com uma certa rejeição ao assunto.

Afinal, consideram o SEO como algo puramente técnico e que demora muito para trazer resultados positivos, algo muito distante da realidade do seu negócio.

Mas…

E se eu te falasse que o SEO pode ser uma Poderosíssima Ferramenta de Marketing para o seu Negócio, independente da sua Área de Atuação?


E com isso eu quero dizer que você pode conseguir:

✓ mais visibilidade
✓ mais clientes
✓ mais pedidos de orçamentos
✓ mais vendas
✓ mais dindim $$$ no seu bolso

 

Então se você Quer Deixar de Ser uma Empresa que Precisa Correr Atrás dos Clientes e Passar a ser uma empresa que é Encontrada pelos Clientes, e quer levar seu negócio ao próximo nível, fica até o final da leitura.

 

Neste artigo, você irá aprender:

SEO Marketing como Estratégia de Vendas Online

    • O Que É SEO Marketing
    • SEO Marketing: Qual é o Papel do Google nessa História?
    • Estatísticas que Validam a Utilização do SEO Marketing
    • Exemplo de Utilização do SEO Marketing (Aplicável para QUALQUER tipo de Negócio)
    • Dicas de Ferramentas para SEO Marketing
    • Conclusão

 

O Que É SEO Marketing

De modo bem simples e objetivo:

SEO Marketing nada mais é do que utilizar todos os requisitos e exigências dos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, etc) de forma inteligente, para que você possa ser encontrado nos resultados de busca mais apropriados para o seu negócio.

    • Estratégias On Page: otimizações feitas dentro do seu próprio site, desde a análise dos códigos, arquitetura de informação, definição de palavras-chave, etc
    • Estratégias Off Page: otimizações feitas fora do seu site, através de links building, por exemplo.

 

O ponto chave aqui é ter uma estratégia eficiente por trás.

Não adianta nada seu site ter 1º lugar no resultado de busca para um termo que não tem grande relevância para o seu perfil de negócio. Concorda?

 

SEO Marketing: Qual é o Papel do Google nessa História?

Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
Missão do Google

seo-google-marketing

O trabalho do Google é basicamente:

✓ identificar absolutamente tudo que é produzido na Internet
✓ organizar estas informações
✓ ter servidores rápidos que apresentem um resultado rápido para as buscas realizadas
✓ e principalmente: apresentar resultados RELEVANTES para cada busca feita

Para que ele consiga fazer isso, é preciso que tenha uma inteligência muito grande por trás.

E o Google faz isso com a ajuda de seus Algoritmos:
Cálculos que avaliam todas as variáveis e no final apresentam um resultado vencedor para uma pesquisa feita.

 

Afinal, o Google também tem como 1º Princípio o seguinte:

Concentre-se no Usuário e Tudo Mais Virá

Ok, mas e isso quer dizer o que?

Quer dizer que o Google quer levar a melhor experiência possível para aqueles que utilizam o seu buscador.

Tudo o que você fizer de modo a agradar o seu potencial cliente, agradará também o Google.

Você também deve se concentrar em proporcionar a melhor experiência possível aos seus potenciais clientes.

Então o primeiro passo é:

Entender quais são os critérios que o Google considera relevante para que ele o considere como uma boa resposta ao que o usuário está pesquisando nos seus buscadores.

 

Estatísticas que Validam a Utilização do SEO Marketing

De acordo com as últimas estatísticas apresentadas pelo Google, cerca de 3,3 bilhões de buscas são feitas diariamente no Google, sendo 15% buscas inéditas. Ou seja, termos nunca antes buscados.

Se você acha que o seu produto/serviço é algo muito diferente e que as pessoas não utilizam a Internet para encontrá-lo, talvez seja o momento de repensar essa ideia.

Pode ser que, de fato, você tenha um produto/serviço extremamente inovador, que as pessoas ainda não conhecem nem utilizam o nome do seu produto/serviço para procurar no Google.

Mas se você fez a sua lição de casa e posiciona-se como um SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS, com toda certeza identificará os problemas enfrentados pelo seu público-alvo.

Pode ser que o usuário não te conheça ainda, mas ele conhece sobre si mesmo, conhece os problemas e dificuldades que ele enfrenta diariamente.

O grande ponto aqui é que você tem a solução para o problema/dor enfrentado, através do seu produto/serviço.

Isso é uma ótima notícia para o usuário, não é?

Então apresente sua solução para o seu potencial cliente e não deixe-o sofrer mais com o prolema!

 

Em uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil e ComScore,  74% dos consumidores brasileiros realizam pesquisas na internet antes de comprar ou contratar um serviço.

Fica claro que se você ainda não aparece nos resultados de busca do Google, você já está perdendo dinheiro pelo simples fato de não ser encontrado por potenciais compradores e que está mais do que na hora de ser encontrado por estes consumidores, que estão ativamente procurando por produtos, serviços, soluções?

 

Exemplo: Utilização do SEO Marketing (Aplicável para QUALQUER tipo de Negócio)

Antes de ilustrar melhor como funciona o SEO Marketing na prática, preciso trazer algumas outras informações para que você compreenda melhor a lógica da estratégia.

Vamos pensar sobre demanda, audiência, e como as palavras-chave entram nessa história.

Preparado?

Vamos lá…

Pense que para cada palavra-chave tem um público-alvo específico, existe uma intenção de busca por trás de uma simples palavra-chave. Certo?

Isso quer dizer que as palavras-chave representam uma demanda, ou seja, o interesse de um grupo de pessoas em encontrar determinada coisa: produto, serviço, informações, etc

Agora vamos ao próximo ponto:
Cada palavra-chave tem um volume de busca mensal, que chamaremos de audiência.

Então ao identificarmos qual o volume de busca de uma determinada palavra-chave, saberemos que esta palavra-chave tem uma determinada audiência.

Ou seja, se uma palavra-chave tiver 300 buscas mensais, saberemos que houve 300 intenções de pessoas encontrarem o que procuravam.

Seria o mesmo que termos um outdoor e que 300 pessoas passam em frente todos os meses. E mais, pessoas altamente interessadas no que você está apresentando.
Então ao invés de pagar caríssimo em uma mídia de outdoor para que algumas pessoas interessadas te encontrem…

Aprenda e ser encontrado por pessoas que já buscam sobre o seu produto, serviço, ou que procuram soluções para os seus problemas.

Acredite, é um investimento muito menor, que te tratará um retorno sobre o investimento muito maior.

Observação:
Uma palavra-chave pode conter 1 ou mais termos, como veremos no exemplo abaixo.

 

Se você é novo nessa área, não se preocupe, pode ser que algumas coisas ainda estejam confusas, então…

Vamos ao exemplo:

Vamos supor que você tenha um negócio relacionado a móveis e decoração com foco no público mais jovem, ou que moram sozinhos.

Neste caso, é preciso que seja identificado o que é que o seu público-alvo pode pesquisar e precisar e então, ter algo relacionado ao seu negócio e que o seu público possa utilizar.

Sim, a ideia aqui é ajudar seu público-alvo com assuntos relacionados ao seu negócio antes mesmo de ele realizar uma compra.

O Poder da Gratidão gerado em uma estratégia como essa é enorme.

No livro “As Armas da Persuasão“, Robert Cialdini nos traz 6 Elementos Persuasivos, e dentre eles temos a Reciprocidade.

Então quando você ajuda alguém, sem cobrar nada por isso, ela inconscientemente e automaticamente sente-se na obrigação de retribuir de alguma forma.

Essa retribuição pode vir na forma de uma compra ou contratação do que você tem a oferecer, ou até mesmo na indicação da sua marca para outras pessoas.

 

Então vamos supor que o seu potencial cliente precise de uma cama, quadros, plantas, móveis para o seu quarto.

Antes de comprar qualquer coisa, ele precisa definir o que comprar, precisa saber como compor o seu quarto.

Utilizando ferramentas do próprio Google, neste caso o Keyword Planner, conseguimos identificar que para este caso, existe uma demanda para o assunto “como decorar um quarto de solteiro”.

seo-como-decorar-um-quarto-de-solteiro

Para a palavra-chave: como decorar um quarto de solteiro, todos os meses existem de 10 a 100 buscas sendo realizadas, exatamente iguais a esta.

Podemos considerar este número como uma audiência, um número de pessoas interessadas em um assunto específico, e que você pode aparecer para estas pessoas quando realizarem uma busca.

Considerando o dito popular:

“quem não é visto não é lembrado”

Não seria inteligente descobrir quais são os assuntos e problemas que o seu público pode ter, e ter conteúdos relevantes para apresentar para eles?

Insights:

  • Mapeie todos os problemas, dores, desejos, que o seu público-alvo enfrenta e que tenham relação com o seu produto/serviço
  • Identifique as palavras-chave relevantes para cada um dos pontos mapeados acima
  • Valide o volume de busca mensal para saber se é uma boa palavra-chave a ser trabalhada
  • Crie conteúdos de valor que ajudem o seu público alvo, aumentando assim sua visibilidade e ativando o poder da reciprocidade

 

⭐ Dica bônus:
As palavras-chave que contém 4 termos ou mais, são chamadas de long tail.

Palavras-chave long tail apresentam uma intenção de busca mais refinada, e o melhor, possuem uma concorrência menor.

Isso significa que será mais fácil ser encontrado nos resultados de busca, onde a palavra-chave contém 4 termos ou mais, como no exemplo apresentado aqui.

Seja específico!

 

Além do aumento da visibilidade, você terá muito a ganhar ao estabelecer o poder da gratidão e ativar a arma da reciprocidade.

 

Observação:
Se você não utiliza o Google Ads, o Google te apresentará sempre uma “faixa” do volume de buscas, como 10 a 100.

Até que você seja mais ativo nos anúncios com o Google, poderá se basear por estas faixas de volume de busca.

Podemos utilizar também outras ferramentas que nos ajudarão na definição da palavra-chave.

Mas calma, isso é tema para o próximo tópico.

 

Este é o grande ponto do SEO:

Fazer com que seu site/blog seja identificado pelo Google e trabalhe conteúdos relevantes para que ele exiba seu site nas pesquisas realizadas no buscador.

Até mesmo porque, se o Google não conseguir ler o seu site, você não terá a menor chance de ser exibido em qualquer resultado de busca.

Por isso a importância das Estratégias On Page que apresentei no início do artigo.

Além disso, agora que você já entendeu como funciona a questão da demanda e audiência na internet, é sua obrigação ajudar estas pessoas que procuram por soluções e que poderão ter esta ajuda através do seu produto/serviço.

Ajude para ser ajudado.

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Outros aspectos extremamente positivos ao identificar diversas palavras-chave relacionadas ao seu negócio:

1º Ser encontrado por potenciais clientes em todas estas intenções de busca, aumentando a visibilidade da sua marca perante o público-alvo

2º Você será considerado uma Verdadeira Autoridade para o assunto que estiver tratando, tanto para os usuários, quanto para o Google 

 

E mais, o Google simplesmente AMA sites/blogs especialistas.

Lembra que o objetivo do Google é levar uma ótima experiência aos usuários?

Então ele considera que se você é um especialista, você é uma ótima opção a ser apresentada ao usuário, fazendo com que o seu posicionamento passe a estar cada vez mais no topo dos resultados de busca.

Mais uma vez, ajude para ser ajudado.

 

Dicas: Ferramentas para SEO Marketing

ferramentas-seo

 

Análise e Identificação de Palavras-Chave

 

Keyword Planner – Google Ads

Como havia comentado, se você ainda não utiliza os anúncios do Google, você terá indicado as faixas de volume de busca.

Se você está iniciando agora, estas faixas de busca poderão fornecer ao menos uma diretriz sobre as palavras-chave mais indicadas.

Além do volume de busca, ele traz informações como: cpc máximo e mínimo, qual a competitividade da palavra-chave, sugestões de palavras-chave similares ao que você procurou, etc

Você pode inserir também a URL do site dos seus concorrentes, e identificar as principais palavras-chave utilizadas por ele.

Utilização gratuita.

 

Ubersuggest

É uma ferramenta que fornece uma visão geral sobre o seu domínio, e dos concorrentes também,  volume de busca, insights de palavras-chave similares, competitividade. Dentre outras informações.

Se você ainda não faz anúncios, esta ferramenta pode ser uma boa opção pois apresentará volumes de buscas mais precisos do que o Keyword Planner.

Utilização gratuita.

 

Google Trends

O foco desta ferramenta não está em apresentar um volume de busca exato, ou ideias similares, ela poderá ajudá-lo a identificar sazonalidades em determinado mercados ao longo de um período.

Se você está em dúvida se o seu público-alvo utiliza mais a palavra-chave X ou Y, poderá comparará-las na ferramenta para saber qual é a preferência.

Além disso, se você deseja ter atuação local, poderá saber também qual palavra-chave é mais utilizada em determinadas regiões.

Utilização gratuita.

 

Análises On Page

 

Google Search Console

Se você tem um site, é essencial utilizar o Search Console (antigo Webmaster Tools).

Com esta ferramenta você pode saber quais páginas estão indexadas no seu site, quais apresentam erros e o Google não conseguiu identificá-las. Se você tiver alguma penalidade ou notificação importante do Google para o seu site, ela será apresentada no Search Console.

Crie uma conta e passe a acompanhar mais através do Search Console.

Utilização gratuita.

 

Google PageSpeed Insights

Lembra no início do artigo que comentei que é necessário sabermos quais os fatores o Google considera relevante otimizarmos, para que ele nos posicione melhor nos resultados de busca?

Então adiantando, um dos fatores de rankeamento é o tempo necessário para o carregamento de uma página.

Se o seu site for lento, certamente não será bem visto pelo Google.

Utilize o Google PageSpeed Insights para saber se o seu site está lento ou não, e o que você deverá otimizar no seu site para que ele fique mais rápido.

Utilização gratuita.

 

Análises Off Page

 

Majestic

Inserindo a URL do seu site, a ferramenta trará relatórios relacionados a backlinks: número de backlinks, quais são estes backlinks, além da qualidade dos links apontados para o seu site.

Existe um mito de que quanto mais links apontados para o seu site, melhor. Só que se este link apontado para o seu site não tiver autoridade, relevância e boa origem de procedência, você poderá ser penalizado por isso porque ele achará que você está tentando ser malandro com ele.

Basicamente, “diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és” .

Se você tiver links ruins apontando para o seu site, o Google entenderá que você é ruim também.

Utilização gratuita e paga.

 

Woorank

Esta ferramenta o ajudará a saber qual o posicionamento do seu site identificando os principais pontos a serem otimizados na estrutura do site, o que poderá otimizar nas mídias sociais, como melhorar sua presença local, usabilidade do site, etc

Além disso, poderá fazer análise dos seus concorrentes e saber como você está em relação a eles.

Utilização gratuita e paga.

 

SEM Rush

É uma das ferramentas mais completas do mercado, possibilita análise das palavras-chave, análises on page, análises off page, monitoramento do posicionamento do seu site para determinadas palavras-chave, ideias de novas palavras-chave, análise de backlinks, dentre diversas outras opções.

Utilização gratuita e paga.

 

Observação:
Praticamente todas as ferramentas possuem uma versão gratuita, contudo apresentam algumas limitações de funcionalidades.Mas se você está começando, já é o suficiente para colocar o seu projeto em andamento dentro das principais diretrizes do Google.

 

Conclusão

O SEO Marketing é sim uma ótima estratégia a ser considerada para o seu negócio online.

Através de estratégias específicas para otimização do site para os mecanismos de busca e a correta identificação dos assuntos pesquisados pelo seu público-alvo, conseguimos aproveitar o interesse apresentado pelo público-alvo e ajudá-lo com conteúdo de valor, antes de querer vender alguma coisa.

Não ignore esta demanda existente, seja encontrado por aqueles que buscam por soluções que os seus produtos/serviços oferecem.

Posicione-se como um Solucionador de Problemas, e não mais um tentando empurrar uma venda e seu público-alvo o verá com outros olhos.

 

Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida, tem alguma outra observação a acrescentar sobre o tema, deixe seu comentário abaixo! Quero saber a sua opinião! 🙂

 

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